Perguntas Frequentes

Confira abaixo algumas das perguntas mais comuns feitas pelos futuros e atuais estudantes da Universidade do Algarve. Se tiver outras questões, convidamos você a acessar o Manual de Sobrevivência, elaborado com todo carinho pela equipe da BRAAUAlg. Se ainda assim restarem dúvidas, fique à vontade para entrar em contato com a gente.

Quando iniciam as aulas na Universidade do Algarve?

Geralmente, o ano letivo começa na segunda metade de Setembro. Por conta da pandemia do Covid-19, o ano letivo 2020/21 começará em 06 de Outubro. O primeiro semestre termina no final de Janeiro (com uma pausa para as festas de fim de ano). O segundo semestre inicia em Fevereiro e termina no fim de Junho.

Saiba mais em:


https://www.ualg.pt/calendario-escolar

Quantos campi há na UALG?

A UAlg tem três campi: Penha, Gambelas e Portimão.
Para mais informação, por favor, consulte:

https://www.ualg.pt/mapas-dos-campi

A UAlg disponibiliza alojamento aos estudantes?

Sim. Os Serviços de Ação Social (SAS) disponibilizam 9 residências universitárias, com 558 camas para estudantes de licenciatura e de mestrado. É dada prioridade aos estudantes nacionais com bolsas de ação social, obrigatório por lei, pelo que, as vagas para os estudantes internacionais são sempre um pouco mais limitadas. As residências universitárias encontram-se localizadas em Faro, Gambelas e Portimão e organizam-se em apartamentos e edifícios residenciais.

Saiba mais em:


https://www.ualg.pt/sobre-o-alojamento

Onde posso fazer refeições na UAlg?

Existem na UAlg duas cantinas universitárias (Gambelas e Penha), bem como bares. As cantinas universitárias servem almoços e jantares de 2ª feira e 6ª feira, e ao sabádo, apenas a cantina da Penha serve almoços. Também são disponibilizados em alguns lugares dos campi, microondas para os estudantes que prefiram trazer comida de casa e precisem de a aquecer.

Saiba mais em:


https://www.ualg.pt/bares-cantinas-e-restaurantes

Quais os tipos de mobilidade que a UAlg oferece?

A UAlg aceita candidaturas de estudantes ao abrigo do Programa Erasmus+, Protocolos Gerais de Cooperação, Mobilidade Nacional e Free Movers.

Saiba mais em:


https://www.ualg.pt/candidatos-internacionais 

Quero praticar algum esporte. A UAlg oferece alguma modalidade?

Sim. O Gabinete de Desporto dinamiza anualmente um programa de atividades denominado “Faz Desporto” para toda a comunidade acadêmica.

Para mais informações, consulte:


https://www.ualg.pt/desporto

Como é o transporte público em Faro?

Existem autocarros (ônibus) da empresa “Próximo” que realizam o transporte dentro da cidade, entre os campi, para o aeroporto e para a praia. Contudo, atenção aos fins de semana e feriados, pois a circulação é reduzida. Para ir a Gambelas, os autocarros utilizados são os números 18 e o 19. Caso utilize o autocarro regularmente recomendamos que compre o passe mensal do “Próximo” que lhe concede descontos, ou em alternativa que adquira um passe pré-pago.

Para mais informações:

https://proximo.pt/

É possível trabalhar enquanto estudo?

O estudante titular de uma autorização de residência poderá solicitar alteração para ter autorização para exercer atividade profissional. O exercício de atividade profissional não deve colidir com a atividade académica. Este pedido é efectuado mediante agendamento para que o SEF emita um novo cartão com a menção “Permite o exercício de atividade profissional”

Saiba mais em:

https://imigrante.sef.pt/solicitar/estudar/com-exercicio-atividade-profissional-estudantes-ensino-superior/

O que é o SEF?

É um serviço de segurança integrado ao Ministério da Administração Interna (MAI) que tem por missão assegurar o controle dos cidadãos estrangeiros, gerir os documentos de viagem e de identificação e proceder à instrução dos processos de título de residência e prolongamento de vistos.

Para mais informações, consulte:

https://www.sef.pt/

O que é o NIF? 

O Número de Identificação Fiscal (NIF) é também conhecido como Número de Contribuinte e este documento identifica uma entidade fiscal contribuinte em Portugal. Poderá precisar de ter este número para vários fins, por exemplo: abertura de uma conta bancária; celebração de um contrato de internet ou de telefone, etc.). Para ter acesso a este documento deverá fazer o pedido junto do Serviço de Finanças, mais próximo da sua área de residência.


Saiba mais em:

http://www.portaldasfinancas.gov.pt

Para mais informações,
acesse o Manual de Sobrevivência completo: